Viagens Extraordinárias
Curtas temporadas de três montagens teatrais convidam o público infantojuvenil a embarcar nos universos fantásticos do escritor Júlio Verne e a imergir em uma cenografia que mistura vertentes das artes cênicas e tecnologia
Dando início à sua programação de 2022, o Centro Cultural Banco do Brasil Brasília abre as portas do teatro para brindar a plateia com a trilogia “Viagens Extraordinárias” da premiada Cia. Solas de Vento, encenada pela primeira vez no Distrito Federal. Serão apresentados três espetáculos, “A Volta ao Mundo em 80 Dias, “Viagem ao Centro da Terra” e “20.000 Léguas Submarinas”, que provocam o imaginário ao descortinar histórias criadas pelo reconhecido escritor francês Júlio Verne (1828-1905), com livre adaptação do grupo.
Os espetáculos, que acumulam importantes prêmios, serão exibidos no Teatro do CCBB entre os dias 6 e 23 de janeiro, sendo um por final de semana. As apresentações acontecem de quinta a domingo, sempre às 16h, com sessões extras aos sábados e domingos, às 11h. Os ingressos, a R$ 30 (inteira), estão à venda em bb.com.br/cultura.
Através das obras literárias encenadas pela Cia. Solas de Vento, espectadores são convidados a viagens cheias de ludicidade, com momentos imagéticos, delicados e divertidos, pelo ar, pelo mar e nas profundezas do mundo subterrâneo.
Em “A Volta ao Mundo em 80 Dias”, com direção de Carla Candiotto, as descobertas se dão atravessando a Europa, o Egito, a Índia, a China, o Japão e os Estados Unidos. No melhor espírito aventureiro, desafiam obstáculos ao longo de uma jornada intraterrestre em “Viagem ao Centro da Terra”, dirigido por Eric Nowinski. E como tripulantes de um misterioso veículo subaquático, elenco e plateia desvendam mistérios do fundo do mar em “20.000 Léguas Submarinas”, na direção de Alvaro Assad.
Considerado por muitos críticos literários como o inventor da ficção científica, Júlio Verne antecipou em suas obras futuristas e cheia de fantasia a invenção de várias tecnologias, como o submarino, a televisão, as naves espaciais e até o fax. Além disso, durante muito tempo ele foi considerado um dos escritores mais influentes e traduzidos do mundo todo.
Cia. Solas de Vento
A Cia. Solas de Vento nasceu em 2007 na cidade de São Paulo, da parceria entre o ator e bailarino francês Bruno Rudolf, mestre do teatro físico, da manipulação de boneco e de técnicas circenses, e o brasileiro Ricardo Rodrigues, artista circense especialista em técnicas aéreas e da palhaçaria.
Desde sua criação, a Companhia utiliza em sua dramaturgia a mescla de elementos de pantomima ou teatro gestual, sem o uso de palavras, das técnicas circenses e da dança contemporânea. Enquanto as trilhas sonoras originais pontuam a movimentação em cena.
Somam-se à identidade do grupo, o emprego de projeção ao vivo de vídeos e a manipulação de objetos. A simbiose desses elementos dá suporte para linguagem e trânsito entre gêneros e cria espaços e situações impactantes.
Sobre as montagens
Em “A Volta ao Mundo em 80 Dias”, o enredo é composto pela alternância de cenas cômicas e momentos imagéticos. Como num jogo de Tangram, os dois atores manipulam peças de ferro, rodas e sucatas para construir os diversos lugares e transportes usados na viagem. A partir dessas peças aparecem barcos, trens, montanhas, carroça e até um elefante.
A encenação conta também com o uso de três câmeras de vídeo manipuladas ao vivo para captar e projetar no fundo do palco formas criadas com as sucatas, personagens e ilustrações dos lugares visitados.
Uma das câmeras, pendurada no teto, permite revelar a movimentação dos atores deitados no chão para criar imagens inusitadas e trazer uma dimensão fantástica aos episódios da história.
Em “Viagem ao Centro da Terra” três atores contam uma aventura repleta de descobertas fantásticas, manipulam peças de madeira numa brincadeira que proporciona a transformação constante do espaço cênico e convidam o público a usar a imaginação para embarcar numa grande aventura.
Nesta adaptação do livro homônimo de Júlio Verne, os atores utilizam técnicas acrobáticas, teatro físico e manipulação de objetos e bonecos. Há também o uso de recursos de vídeo-projeção ao vivo para captar e projetar formas e ações criadas pelos atores e por autômatos que compõem os cenários dessa aventura. São cinco câmeras espalhadas pelo palco que trazem perspectivas e dimensões fantásticas aos episódios dessa história.
A combinação dos elementos visuais, somada a manipulação de peças de madeira proporcionam uma transformação do espaço cênico, compondo transportes, cavernas e outras surpresas que convidam o público a desbravar um mundo intraterrestre repleto de perigos, emoções e aventuras.
“Viagem ao Centro da Terra” é uma história de superação e coragem, uma viagem intrigante, divertida e quase existencial, já que o mundo subterrâneo sempre foi pleno de mistérios para os homens.
Na montagem de “20.000 Léguas Submarinas”, da Cia. Solas de Vento, o diretor e os atores desenvolveram um repertório de ações, jogos e esboços de cenas, usando os recursos oferecidos pelo vocabulário físico da pantomima e pelo vídeo com elementos que dão forma aos cenários da aventura.
O espetáculo vai às profundezas do oceano em um meio de transporte fantástico e para isso, a cenografia foi elaborada para receber e jogar com as projeções de vídeo. O principal elemento cenográfico é o corpo de cada ator, com seus comportamentos físicos descrevendo a espacialidade ao seu redor. A ideia é colocar em cena os efeitos aquáticos descritos no romance de Júlio Verne.
As ações executadas pelos atores ao vivo, muitas delas com as técnicas circenses, também são exibidas, oferecendo ao espectador um efeito de zoom ou um ângulo de visão diferente, recurso que dará uma dimensão fantástica às peripécias, criando ilusões e imagens inusitadas.
Sinopses
A Volta ao Mundo em 80 Dias
Crédito Mariana Chama
“A Volta ao Mundo em 80 Dias conta a extraordinária aventura de Mr. Fog, um lorde apaixonado por geografia, e Passepartout, seu fiel criado francês. Tudo começa quando Mr. Fog descobre que, segundo seus cálculos, eles seriam capazes de dar uma volta completa pelo mundo em 80 dias.
É dada a partida para uma grande viagem repleta de peripécias. Mas eles não contam com a presença do misterioso Mr. Fix, o vilão da viagem, que surge de forma inusitada para atrapalhar a dupla. Atravessando a Europa, o Egito, a Índia, a China, o Japão e os Estados Unidos, os dois aventureiros correm contra o tempo e contra as armadilhas provocadas por Mr. Fix.
Criado em 2011, “A Volta ao Mundo em 80 Dias”, o primeiro espetáculo infantil da companhia foi sucesso de crítica e resultou no prêmio APCA 2011 de Melhor Ator (Bruno Rudolf) e Melhor Direção (Carla Candiotto) e no prêmio FEMSA 2011 de Teatro Infantil na categoria de Melhor Ator, além das indicações de Melhor Produção e Melhor Cenografia.
Com a afinada dupla de atores (Bruno Rudolf e Ricardo Rodrigues) da Cia. Solas ao Vento em cena, o uso de aparatos tecnológicos está a serviço da história e não o inverso, como comumente ocorre. (…) A montagem instiga a imaginação da plateia infantil, que logo cede ao jogo do faz de conta, amplificado por uma deliciosa trilha sonora. Gabriela Romeu, sobre A Volta ao Mundo em 80 Dias, no Guia da Folha, 2011.
Viagem ao Centro da Terra
Crédito Mariana Chama
Na “Viagem ao Centro da Terra”, o jovem Axel e seu tio Otto Lindenbrock, um geólogo apaixonado pelos mistérios do planeta, descobrem um caminho que os levará até o Centro da Terra. Apesar do medo, Axel é promovido à assistente e acompanha o seu tio nessa aventura.
A dupla é auxiliada por Hans, um engraçado guia islandês, que os protege dos perigos do mundo subterrâneo. Tempestades, florestas, dinossauros, erupções e outros obstáculos fazem parte dos desafios e descobertas que transformarão para sempre a vida destes aventureiros.
Criado em 2015, “Viagem ao Centro da Terra” foi indicado ao prêmio São Paulo de Teatro infantil e Jovem 2015 nas categorias de Melhor Trilha Sonora Original, Melhor Ator e Melhor Espetáculo.
Trata-se de uma das mais movimentadas montagens da atual temporada, que mescla com muita energia e potência o uso de vídeo-projeção ao vivo, teatro físico e manipulação de objetos e bonecos. No elenco, Andre Schulle, Bruno Rudolf e Ricardo Rodrigues dão conta do recado com talentos múltiplos, sem nunca deixar cair o ritmo. Sobre Viagem ao Centro da Terra, por Dib Carneiro, Revista Crescer, 2015
20.000 Léguas Submarinas
Crédito Mariana Chama
Em “20.000 Léguas Submarinas”, o teatro é transformado num autêntico submarino, na encenação concebida por Bruno Rudolf e Ricardo Rodrigues, sob a direção de Alvaro Assad.
Um misterioso veículo subaquático. Uma tripulação cheia de segredos. Um monstro assombrando os oceanos. Três tripulantes, que acabaram de chegar. E você, já entrou em um submarino? O palco será o oceano; as cortinas, as paredes do submarino. Poltronas e corredores viram cabines enquanto varas de luz fazem as vezes do equipamento de mergulho. Nesta aventura, atores são os tripulantes e o público; os passageiros.
Serviço:
Viagens Extraordinárias
Local: Teatro do Centro Cultural Banco do Brasil Brasília
Endereço: SCES, Trecho 02, lote 22.
A volta ao Mundo em 80 dias
Temporada: de 6 a 09 de janeiro
Duração: 70 min
Viagem ao Centro da Terra
Temporada: de 13 a 16 de janeiro
Duração: 70 min
20.000 Léguas Submarinas
Temporada: de 20 a 23 de janeiro
Duração: 50 minutos
Dias e horários: de quinta a domingo, às 16h, com sessões extras aos sábados e domingo, às 11h
Ingressos: À venda em bb.com.br/cultura e eventim.com.br – R$ 30 (inteira) e R$ 15 (clientes BB com Ourocard e meia-entrada para estudantes e professores, crianças com até 12 anos, maiores de 60 anos, pessoas com deficiência e suas acompanhantes e casos previstos em Lei).
Classificação indicativa: indicado para maiores de 5 anos
Informações: (61) 3108-7600 ou ccbbdf@bb.com.br
Confira as normas de visitação e segurança referentes à COVID-19 no site www.bb.com.br/cultura e na emissão do ingresso.