Cerimônia ocorre nesta segunda-feira (18), no auditório da Câmara Legislativa do DF

É chegada a hora de conhecer os vencedores do concurso literário “Nossa Escola tem História”. Nesta segunda-feira (18/11), o Instituto Latinoamerica e a ABÈBÈ Produções vão anunciar os textos que foram selecionados pelo júri especializado, composto por escritoras renomadas, indicadas ao Prêmio Jabuti, como Márcia Kambeba e Bel Santos Meyer, e pelo professor e rapper Renan Inquérito. A solenidade será realizada a partir das 14h, no auditório da Câmara Legislativa do Distrito Federal.

O concurso integra a Jornada Literária – Histórias na Sua Escola e convida a refletir, se envolver e colaborar na construção de um futuro mais consciente e humano. Os trabalhos vencedores em cada categoria foram transformados em um livro. “A leitura e a literatura são fundamentais para o desenvolvimento da imaginação e dos vínculos afetivos. O projeto traz uma oportunidade de mostrar para esses jovens que suas visões de mundo têm um valor inestimável, que eles podem ser protagonistas e criadores de suas próprias histórias. Isso aproxima a literatura das escolas e, ao mesmo tempo, dá voz aos jovens autores que estão surgindo”, explica Ester Braga, idealizadora e coordenadora da iniciativa.

Os alunos da educação infantil, ainda não alfabetizados, produziram ilustrações sobre “Educação Ambiental – Animais e Vegetação do Cerrado”. Os trabalhos receberam poemas da escritora Flávia Ribas. Já os estudantes do Ensino Fundamental I trabalharam narrativas que valorizam o convívio com a natureza, sob o tema “O Planeta e Eu”. No Fundamental II, os textos foram produzidos sob o mote “O outro e eu”, e trazem reflexões sobre o convívio com as diferenças, combate e enfrentamento ao preconceito social, religioso, racial, etário e de gênero. Os textos vencedores foram ilustrados por Romont Willy e Carmen Santhiago.

Ao todo, dez escolas de nove regiões administrativas participaram da segunda edição da Jornada Literária – “Histórias na sua Escola”. Realizado pelo Instituto Latinoamérica e pela ABÈBÈ Produções, o projeto também promoveu uma programação itinerante pelas unidades de ensino, levando contação de história e debates com escritores de livros infanto-juvenis.

FOMENTO À BIBLIOTECA ESCOLAR: O concurso “Minha Escola tem História” vai resultar na publicação de 1350 livros, que serão doados às escolas participantes. Cada unidade de ensino também vai receber quatro livros de cada autor que integra a programação do projeto, totalizando mais 200 livros.

O projeto Jornada Literária “História na sua Escola” conta com recursos do Ministério da Cultura do Governo Federal (Termo de Fomento 9444504/2023).

SERVIÇO:
2ª Jornada Literária – Histórias na Sua Escola
Solenidade de premiação: 18/11.
Local: Auditório da Câmara Legislativa do DF – St. de Industrias Graficas – Brasília,
Entrada franca
Total de livros doados: 1550 livros

Compartilhe este conteúdo:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *