Espaço Cultural Renato Russo 508 sul
O Espaço Cultural Renato Russo 508 Sul é um dos mais importantes centros de formação da identidade artística do Distrito Federal.
A sua história se confunde com o universo da cidade, com o nascimento dos artistas e constituição da produção cultural local, reunindo um público jovem, amante das artes e do compartilhamento de conhecimento
Gestão e programação
A gestão da programação do Espaço Cultural Renato Russo é realizada pela Secretaria de Cultura em parceria com o Instituto Bem Cultural – uma organização da sociedade civil, conforme o regramento do Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (MROSC), selecionada através de chamamento público.
Segue destaques da Programação do Espaço Cultural Renato Russo para o fim de semana de 03 a 06 de outubro 2019.
Maiores informações podem ser obtidas no portal www.espacoculturalrenatorusso.com.br ou através do telefone 061 98161-0200
NOSTALGIQUE CABARET FESTIVAL
Majestic, Fantastique, Dreamland e Splash serão apresentados durante quatro dias
Criado inicialmente para o Festival Internacional da Novadança o Nostalgique Cabaret existe desde 2011 e conta com um elenco de dançarinos, cantores e artistas circenses, que apresenta um show de variedades.
Em cada espetáculo são apresentados cerca de nove shows, que se alternam em demonstrações de dança burlesca, dança do ventre, dança aérea, Tribal Fusion, pole dance, canto, teatro e artes circense.
Nas noites os corações batem mais forte com apresentações de pura sensualidade e fantasia de tirar o fôlego. “São performances tecnicamente incríveis, que misturam arte e diversão”
1) O “Majestic” com apresentações no estilo neo-burlesco, onde público se prepara para uma viagem no tempo, que ganha a sofisticação dos cabarés dos anos 30 franceses, onde fantasia, diversão, arte e sensualidade são essenciais para proporcionar uma noite memorável.
2) O “Fantastique” noite voltada para o tema fetiche. Com figurinos de couro, spikes e máscaras.
3) O “Dreamland” é um espetáculo adulto com personagens infantis como: Peter Pan, Malévola, Sininho, Branca de Neve, Ariel, Cruella Devil, Alice, Chapeleiro Louco.
4) O ”Splash” é um espetáculo aquático, onde os artistas estão com o corpo totalmente ou parcialmente submersos na água, explorando a virtuose e a plasticidade corporal dos artistas. A cenografia é extremamente sofisticada e complexa com a construção de aparelhos/recipientes e objetos cênicos em acrílico e outros materiais para a interação entre os dançarinos e a água. Além disso, durante o espetáculo e em seu programa impresso vamos tratar de questões ambientais sobre a importância da preservação e conservação da água.
Ao longo dos anos a Companhia construiu uma linda história de dedicação e muito respeito que levou o Nostalgique a ser referência em shows em Brasília e no Brasil. Em 2016 recebeu o apoio financeiro da Funarte – Ministério da Cultura para realizar uma série de apresentações e em 2017 recebeu apoio financeiro da Secretaria de Cultura do Distrito Federal e Funarte – Ministério da Cultura através do projeto Brasília Cênica.
Neste mesmo ano recebeu o apoio do Fundo de Apoio à Cultura do DF para o Montagem Do espetáculo SPLASH e em 2018, recebeu o apoio do Fundo de Apoio à Cultura do DF para a Circulação no Centro Oeste dos espetáculos Majestic, Fantastique, Dreamland e Splash e no mesmo ano recebeu o apoio do Fundo de Apoio à Cultura do DF para Manutenção do Grupo
Já passaram pelos palcos da companhia artistas internacionais como a Alesia Vazmitsel da Bielorússia, premiada no World Pole Sport Championships, em Budapeste no ano de 2011 e as norte-americanas Faith Jay Daniels e Miss Blue. As paulistanas Sweetie Bird e Aurora Divine e a curitibana Grazzy Brugner, entre outros.
Seus espetáculos já foram vistos por cerca de 6.000 pessoas. Ao entrar no Nostalgique Cabaret, o público é recebido por uma decoração primorosa de acordo com cada tema. Com trilha ambiente especialmente selecionada e tudo
Whatsapp 9105-3286 nostalgiquecabaret@gmail.com
Instagram @nostalgiquecabaretoficial
Facebook/nostalgiquecabaret www.usinaweb.wixsite.com/nostalgiquecabaret
SERVIÇO:
Dia 03/10 (quinta)
Apresentação do Show Majestic 20h às 21h30
Conversa 21h30 às 22h
Dia 04/10 (sexta)
Apresentação do Show Fantastique às 20h às 21h30
Conversa 21h30 às 22h
Dia 05/10 (sábado)
Apresentação do Show Dreamland das 20h às 21h30
Conversa 21h30 às 22h
Dia 06/10 (domingo)
Apresentação do Show Splash das 19h às 20h30
Conversa 20h30 às 21h
Classificação indicativa – 18 anos
Ingressos – R$ 20,00 (INTEIRA)
https://site.bileto.sympla.com.br/espacoculturalrenatorusso/
Compra na bilheteria física uma hora antes do espetáculo
Liga-Pontos 23ª Edição Pocket
Feira apresenta produtos autorais Brasilienses
A LIGA-PONTOS é uma feira que reúne produtos ligados à arte, design e moda, produzidos por marcas, coletivos e artesãos do Distrito Federal.
A feira desde 2013 é produzida pela Pântano de Manga e, diferente de qualquer outro evento do gênero, conta com uma curadoria rigorosa admitindo apenas quem faz seus próprios produtos.
A organização preza pela variedade e qualidade do trabalho de quem participa, propiciando um espaço de consumo consciente, permitindo conhecer quem faz cada produto, assim como saber mais detalhes sobre sua origem e manufatura.
A LIGA-PONTOS é um evento que já faz parte do calendário da cidade e mais que isso, é um importante marcador do crescimento e relevância da economia criativa em Brasília.
Nesta edição pocket, ocuparemos a praça central do Espaço Cultural Renato Russo, dos dias 05 e 06 de outubro (sábado e domingo) das 10 às 18h trazendo o melhor da produção autoral brasiliense ao som ambiente dos nossos parceiros, djs The Loreans e Snake Bazuca e contaremos com comidinhas gostosas oferecidas pelos food trucks que ocuparão o estacionamento em frente a entrada da via w2, na 508 sul.
05 e 06/10 Sábado e domingo, das 9h às 18h
Classificação Indicativa – livre
Ingressos – Entrada Franca
—-
ENLUARADA
No palco, uma típica cozinha mineira foi o cenário escolhido para contar a história da jovem donzela Maroca e seu grande amor Heitor… Pense uma peça bacana, tão prestigiada que voltaram vários espectadores. Vamos tentar voltar com o espetáculo. Daí, todo mundo poderá curtir uma história tão emocionante.
A narrativa que tem como pano de fundo uma epopeia no interior campestre mineiro, que mistura histórias inventadas e lembradas, a partir de suas vivências familiares. Ao término do preparo, que coincide com o fim do espetáculo, Caísa oferece a comida ao público como uma grande celebração do teatro.
Com direção musical de Fernando César, a trilha assume papel de destaque. A dupla de Zé Mulato & Cassiano elaborou uma composição especialmente para a montagem. Os dois são referência em música tradicional e já ganharam o Prêmio Sharp, na categoria Melhor Dupla Regional pelo Meu Céu
A peça referencia a época de ascensão da música caipira nas rádios e em todo o Brasil, quando surgiram nomes como Tonico e Tinoco, Inezita Barroso, Tião Carreiro e Pardinho, Irmãs Galvão e tantos outros que embalaram muitos mineiros que vieram para o Centro-Oeste na construção da capital federal, onde existe uma forte influência da cultura mineira. “A montagem pretende poetizar esse universo e ressaltar essa presença na criação da cidade, na formação de sua identidade e dos candangos” comenta Caísa. As músicas de viola caipira e da Folia de Reis também estão presentes.
“Enluarada – Uma Epopeia Sertaneja” traz à tona os mitos e ritos que envolvem histórias tradicionais e percorre o mundo invisível, revelando o universo fantástico e ficcional do interior brasileiro. As personagens presentes na cultura popular mineira, como os caipiras, violeiros, garimpeiros, vaqueiros, santos e moças, permitem a comunicação com o público a partir da história narrada.
Ficha técnica do espetáculo:
Concepção e Atuação: Caísa Tibúrcio
Dramaturgia: Caísa Tibúrcio
Direção Cênica: Denis Camargo
Direção Musical: Fernando César
Orientação teatro de objetos: Sandra Vargas/ Grupo Sobrevento
Cenário: Caísa Tibúrcio, Denis Camargo e Roustang Carrilho
Figurino: Roustang Carrilho
Iluminação: Ana Quintas
Fotografia: Diego Bresani
Designer Gráfica: Jana Ferreira
Teaser: Lola Medeiros e Lucas Tibúrcio
Registro audiovisual: Fabiano Morari
Assessoria de imprensa: Agência Atelier
Produção Executiva: Caísa Tibúrcio
Assistente de produção: Tiana Oliveira
Gestão Financeira: Dois de Ouro Produções
Ficha Técnica da Trilha Sonora:
Senhora do Destino – Fernando César e Caísa Tibúrcio
Violão 7 cordas – Fernando César
Viola – Cacai Nunes
Flautas – Thanise Silva
Percussões – Valerinho Xavier
Lua Branca – Chiquinha Gonzaga
Violões – Fernando César
Flauta – Thanise Silva
Cavaquinho – Valerinho Xavier
Maroca e Heitor – Zé Mulato e Cassiano
Folia de Reis
Viola – Cacai Nunes
Cavaquinho – Fernando César
Percussões – Valerinho Xavier e Cacai Nunes
Moreninha se eu te pedisse – Domínio Público
Andarilhos – Caio Tibúrcio e Milena Tibúrcio
Improvisos de viola caipira e viola de cocho – Cacai Nunes
Lambada de Maroca – Fernando César
Violão 7 cordas – Fernando César
Viola – Cacai Nunes
Flautas – Thanise Silva
Percussões – Valerinho Xavier
Enluarada – Milena Tibúrcio e Caís