Apoie a sobrevivência dos 3 espaços culturais da Vila Telebrasília e colabore na criação de uma pia comunitária para moradores de rua.
Entendemos que essa pandemia vai gerar sequelas sociais, econômicas e psicológicas gigantescas e que as artes têm um papel fundamental na reconstrução de uma sociedade sadia e bem informada. Por isso acreditamos ser necessário preservar e proteger iniciativas que ajudem os seres humanos a lidar com seus medos, anseios, e que ajudem a comunidade a se reconhecer, se reerguer e se fortalecer.
Será adquirida e instalada uma pia comunitária com livre acesso à água e sabão para que os moradores de rua, pedestres e ambulantes possam se higienizar e ter acesso a água potável. Acreditamos que a implementação dessa estrutura conjuntamente com informações sobre como realizar o asseio minimizará possíveis contaminações. Essa ação é emergencial e será realizada ainda no mês de maio.
O outro foco desta proposta visa subsidiar custos de manutenção dos três espaços culturais independentes que se instalaram na comunidade em 2012 e que sem poder atender ao público correm o risco de fechar. A verba arrecadada será imediatamente entregue aos respectivos gestores para minimizarem os riscos de fechamento. O Espaço PÉ DiReitO (teatro, dança e circo), o Centro de Artes (pintura, escultura, mosaico) e o Ponto de Cultura Waldir Azevedo (música) oferecem gratuitamente cursos, exposições e apresentações para a comunidade, além de receberem e fomentarem políticas públicas de cultura para a região. Manter essas ações onde nunca existiu um único equipamento público é de extrema importância para a comunidade e para o mercado cultural pois são essas três iniciativas que permitem que ações culturais cheguem até a Vila Telebrasília. Tais ações além de propiciarem arte, cultura, educação e formação para os moradores, têm impacto direto na economia local pois atraem frequentadores de outras localidades que consomem na Vila e que inclusive ajudaram a colocar região no mapa do DF, pois muitos frequentadores externos sequer conheciam a região. Foram realizadas centenas de projetos culturais que apareceram na imprensa e que ajudam a desmistificar a região como uma periferia perigosa. Hoje existem 5000 moradores na região que serão beneficiados, mas esses espaços atendem também a todo o Distrito Federal, tanto o público, como artistas que precisam apresentar suas produções e também para pessoas em busca de formação artística. Ajudar esses espaços é ajudar a comunidade a ter acesso a bens culturais de qualidade e ajudar a cadeia produtiva da cultura que precisa de espaços alternativos para poder pesquisar, fruir, se formar e se reciclar.
Colabore, contribua, compartilhe!