Refletir sobre os diferentes tipos de violências contra as mulheres e sua relação com a democracia desde o ponto de vista do judiciário, do legislativo e da academia.
Esta é a proposta da “Mesa de Debates” que vai acontecer na próxima quarta-feira, dia 20, no auditório da Reitoria da UnB, a partir das 10h, sob a mediação da pesquisadora Valeska Zanello, coordenadora do Programa de Pós-Graduação do Instituto de Psicologia (IP).
O evento terá três palestrantes convidadas. A ex-presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luciana Lossio, que vai falar sobre as candidaturas laranjas de mulheres e a questão da representatividade feminina na política; a pesquisadora Daniele Coenga Oliveira (Universidade de Quebec/Canadá) que vai refletir sobre antifeminismos e democracia e Joluzia Batista, representante da ONG Centro Feminista de Estudos e Assessoria – CFEMEA. Joluzia Batista vai comentar os projetos e emendas em tramitação no Congresso Nacional que ferem os direitos das mulheres na questão das violências e do direito reprodutivo.
O debate sobre “Mulheres, Violências e Democracia” ocorre em um ano em que aumentou consideravelmente os diferentes tipos de violência contra as mulheres. No Distrito Federal, por exemplo, mais de 30 mulheres foram assassinadas até o mês de outubro. No Brasil, em termos de violência física, entre fevereiro de 2018 e fevereiro de 2019, foram registrados 1,6 milhão de casos de mulheres espancadas ou que sofreram tentativa de estrangulamento no Brasil, conforme dados da ONG Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP)/DataFolha divulgados em 2019.
“Mulheres, Violências e Democracia” é um evento aberto e gratuito, sem necessidade de inscrição prévia.
Serviço:
Mesa de Debates – Mulheres, Violências e Democracia
Dia 20 de Novembro de 2019
Às 10h no Auditório da Reitoria da UnB
Entrada gratuita.