Profissionais técnicos e técnicas da economia criativa lançam programa de capacitação e inserção no mercado de trabalho.
LABFAZ Cidadão
Aulas expositivas e práticas formam trabalhadores e trabalhadoras para atuarem no mercado de eventos corporativos, culturais, esportivos e de turismo
Mesmo em meio à crise, a qual o setor de eventos vem enfrentando desde o início da pandemia, um grupo de profissionais das áreas técnicas se organiza com o objetivo de capacitar novos trabalhadores e novas trabalhadoras. O objetivo é trazer para o mercado de trabalho profissionais aptos a exercer funções específicas com habilidade.
Dentre os serviços estão os de recepcionista, limpeza, carregamento e de assistente de camarim e catering. À medida em que as restrições de circulação e aglomeração começarem a ser revogadas, “haverá uma grande demanda por prestadores e prestadoras destes serviços”, avalia Vera Verônika, coordenadora do LABFAZ Cidadão.
De acordo com Vera, gestora de eventos com larga experiência na linha de frente e nos bastidores, engana-se quem pensa que para exercer estas funções a pessoa não precisa de conhecimentos específicos. “Todo o mobiliário e equipamentos utilizados em eventos, dos mais variados, são delicados, difíceis de serem encontrados no mercado e geralmente muito caros”, detalha.
A escolha por qualificar profissionais nas áreas de serviços gerais, se deu pelo simples fato de haver uma carência dessa mão de obra em Brasília. “A nossa cidade vem despontando como um dos principais destinos turísticos do Brasil, seja o profissional ou de lazer, o que aumenta a busca por estas trabalhadoras e estes trabalhadores”, ressalta Verônika.
Para qualificar estas pessoas, o LABFAZ Cidadão criou um curso intensivo de dois dias de duração. Os e as participantes receberão certificados emitidos pela Secretaria de Turismo, parceira do programa. No primeiro dia, um sábado, alunos e alunas atenderão a aulas expositivas sobre os bastidores de um evento e os requisitos de cada função.
No segundo, domingo, irão realizar a montagem de Sarau Cultural com palco, iluminação, equipamento de som e camarim. Neste evento, montado por eles e elas, artistas locais irão se apresentar. Tudo será feito com o acompanhamento e orientação de instrutoras e instrutores. Estima-se que o curso irá formar 80 novos e novas profissionais.
Já a empregabilidade destas pessoas, se dará por meio da plataforma LABFAZ – Laboratório dos Saberes e Fazeres Técnicos da Economia Criativa. Disponível em www.labfaz.com.br e aplicativo (para iOS e Android). A plataforma possibilita catalogar perfis detalhados de profissionais qualificados/as, com a finalidade de disponibilizar uma busca dinâmica (www.labfaz.com.br/busca-profissionais) por sonoplastas, iluminadores/as, projecionistas, roadies, cenotécnicos/as, visagistas, carregadores/as, recepcionistas, camareiros/as entre outros/as.
Para que o LABFAZ Cidadão alcançasse um de seus objetivos, que é o de identificar e promover a inserção de pessoas em situação de vulnerabilidade no mercado de trabalho, foi firmada uma parceria com a FNL – Frente Nacional de Luta. Este movimento organiza acampamentos em zonas rurais do Distrito Federal, onde são acolhidas pessoas que não têm moradia digna, tampouco acesso a saneamento básico.
Outras importantes parcerias firmadas são com a Revista TRAÇOS que, por meio de um projeto social, auxilia na reinserção de pessoas em situação de rua e/ou extrema vulnerabilidade financeira no mercado de trabalho. E o Instituto Barba na Rua, projeto social que, desde 2015, presta assistência a pessoas em situação de rua em várias Regiões Administrativas do DF.
Programação:
Acampamentos Dandara
Localização: Ponte Alta, próximo ao Gama
Dias: 05 e 06/02
Horários: das 9h às 17h
Centro POP – Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua
Localização: Taguatinga
Dias: 09 e 10/02
Horários: das 9h às 17h
Acampamento Che Guevara
Localização: BR 060, depois de Samambaia
Dias: 12 e 13/02
Horários: das 9h às 17h
Acampamento Margarida Alves
Localização: Sobradinho
Dias: 19 e 20/02
Horário: das 9h às 17h
Acampamento Carlos Lamarca
Localização: Planaltina
Dias: 23 e 24/02
Horários: das 9h às 17h
Paróquia Sagrado Coração de Jesus e Nossa Senhora das Mercês
Localização: L2 Sul, Quadra 615
Dias: 03 e 04/03
Horários: das 9h às 17h