Festival Buraco do Jazz comemora cinco anos com novo formato
24 bandas, feira de economia criativa e concurso de cangas integram programação do maior evento de jazz de Brasília. A entrada é franca.
O Festival Buraco do Jazz celebra cinco anos e apresenta nova formatação, ampliando, para duas, suas apresentações semanais de músicos e bandas brasilienses. Nesta quinta e sexta-feira (07 e 08), o público poderá desfrutar da qualidade musical de Dos Brothers e Clara Telles Band, em um cenário de noite clara e início de inverno, no Parque da Cidade. O Festival será realizado ao longo de três meses, reunindo 24 bandas. A programação é gratuita, mas a organização está arrecadando mantimentos e roupas para doação a entidades assistenciais.
Os brasilienses também poderão participar da seleção de atrações que passarão pelos palcos do tradicional evento de jazz da cidade, nos dias 22, 28 e 29 de julho. A partir de enquetes nas redes sociais do projeto, será possível escolher os grupos e artistas que serão convidados. Entre os convidados especiais de cada edição, também estão o grupo Sabor de Cuba, Aqui Jazz, Molina’s Blues Band, entre outros grandes artistas.
Além do line-up principal, o palco fica aberto para receber outros músicos da cidade. Ao longo da programação, ocorre ainda um concurso de cangas e uma feira de economia criativa, que é espaço para lançamento de artistas plásticos, escultores e artesãos brasilienses.
Outra novidade no projeto são as ações de sustentabilidade. O Buraco do Jazz conta agora com uma parceria com associação de catadores e também com metarreciclagem. O evento também conta com ações de acessibilidade – área reservada para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, guia para deficientes visuais, audiodescrição, e uso de aplicativo de acessibilidade criado pelo Ministério do Planejamento (V-Libras) no site.
De acordo com Gustavo Frade, idealizador do projeto, a ideia era ter realizado o Buraco do Jazz em formato de Festival ainda na celebração do aniversário de 60 anos de Brasília, em 2020. Mas a pandemia impediu aglomerações de pessoas naquele ano. “É uma grande felicidade poder voltar às apresentações presenciais. Com a reabertura das atividades, já vínhamos promovendo encontros no Estacionamento 5, do Parque da Cidade. Agora, podemos fazer essa edição especial para celebrar os cinco anos desse evento que já é o maior festival de jazz de Brasília.”
O projeto do Festival foi elaborado e tem gestão pela Agenda Cultural Brasília e conta com recursos do Fundo de Apoio à Cultura (FAC), da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal.
Sobre – De ocupação artística a festival consagrado, o Buraco do Jazz começou em 2016 nos gramados que margeiam o Eixão, na 214 Sul, mas, a cada semana o público crescia e foi preciso ocupar espaços maiores. O Buraco do Jazz já foi realizado em grandes eventos e em locais de relevância cultural da cidade, como o Museu da República, durante a Cena Contemporânea, e, por mais de um ano, na Funarte. Com um público crescente, passou a ser realizado no gramado do Parque da Cidade (Estacionamento 05).
Em mais de 100 edições, o Buraco do Jazz reuniu 70 bandas, sendo 90% delas formadas por artistas de Brasília. Atrações internacionais também já passaram por lá, como o cubano “Aniel Jazz”, um grupo Flamenco, e o “Sabor de Cuba”, formado por músicos cubanos e brasileiros.
SERVIÇO
Festival Buraco do Jazz
Quando: Todas as quintas e sextas-feiras
Horário: A partir das 18h
Onde: Parque da Cidade (Estacionamento 5)
Quanto: Entrada franca. Evento adequado a todos os públicos
PROGRAMAÇÃO JULHO
07/07 (Quinta-feira) – Dos Brothers
08/07 (Sexta-feira) – Clara Telles Band
14/07 (Quinta-feira) – Aqui JAZZ
15/07 (Sexta-feira) – Molina’s Blues Band
21/07 (Quinta-feira) – Sabor de cuba
22/07 (Sexta-feira) – Sandro Souza
28/07 (Quinta-feira) – Candango Jazz
29/07 (Sexta-feira) – J.G Joshua