5ª edição do Arte Ocupa encerra atividades com exposição de obras criadas por estudantes do Centro de Ensino Especial 01, do Guará
Trabalhos são resultado da Oficina de Eco Arte, ministrada pela artista plástica Lurdinha Danezy
Com obras que exploram conceitos de arte sustentável e reutilização de materiais, incentivando a expressão artística inclusiva e consciente, a 5ª edição do projeto Arte Ocupa – Oficinas Culturais Artesanais para PCD’s encerra suas atividades com uma exposição de estudantes do Centro de Ensino Especial 01, do Guará. A mostra, que ocorre nesta terça-feira (12), das 10h às 11h30 e das 13h30 às 15h15, é resultado da oficina Eco Arte , ministrada ao longo de três meses pela artista plástica Lurdinha Danezy.
O projeto incentiva o desenvolvimento artístico e pessoal de estudantes, valorizando as habilidades e as perspectivas das pessoas com deficiência. A ideia é estimular a criatividade por meio de práticas sustentáveis, como o uso de materiais recicláveis, em uma abordagem lúdica, que contribui para a autoestima e o empoderamento de cada participante.
A oficina de Eco Arte integra as atividades formativas promovidas pelo projeto ao longo de 2024. Entre junho e agosto, a iniciativa promoveu o curso de Confecção de Instrumentos Musicais com materiais recicláveis, no Centro de Ensino Especial de Deficientes Visuais, ministrado pelo maestro Dudu Oliveira junto às aulas de Canto Coral para pessoas cegas ou com baixa visão. No Hospital de Apoio, Lurdinha Danezy conduziu a oficina de Papel Machê para pacientes em tratamento e seus acompanhantes.
Marcelo Fonteles, idealizador e coordenador do projeto, destaca o compromisso da iniciativa com a inclusão, acessibilidade e democratização da cultura. Ele também ressalta o impacto transformador que a 5ª edição do projeto Arte Ocupa – Oficinas Culturais Artesanais para PCD’s teve para os alunos e para a comunidade. “É emocionante ver a evolução de cada participante, o empenho em aprender algo novo e o orgulho ao ver suas obras expostas. Nosso propósito sempre foi dar voz a esses jovens, mostrando que a arte é para todos e que eles têm muito a contribuir. O Arte Ocupa é uma oportunidade de inclusão e de crescimento, tanto artístico quanto pessoal “, ressalta Fonteles.
O projeto “Arte Ocupa – Oficinas Culturais Artesanais para PCD’s ” é uma realização da Agenda Cultural Brasília, com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC).
SERVIÇO:
Exposição Centro de Ensino Especial 01, do Guará – 5ª edição do projeto Arte Ocupa – Oficinas Culturais Artesanais para PCD’s
Quando: 12/11. Terça-feira, das 10h às 11h30 e das 13h30 às 15h15.
Onde: Centro de Ensino Especial 01, do Guará – Guará I QE 20