O espetáculo de Carnaval “Na pegada popular no coração do Brasil” ocorrerá nos dias 16 e 17 de fevereiro de 2023 no Complexo Cultural de Planaltina – CCP
Em parceria realizada com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal e realização do Instituto Latinoamerica, a Transições Companhia de Dança enfatizará, em duas sessões, a diversidade de linguagens e perspectivas nas pesquisas coreográficas hibridas da dança popular nordestina com a Dança Contemporânea.
“Adornados de fé e coragem, a arte popular nordestina se costura, com seus trejeitos e personalidade, desaguando no coração do Brasil e se misturando ao hibrido dos corpos candangos. ”
Lehandro Lira, Diretor e Idealizador da Cia Transições
A Transições Cia de Dança e Artes celebrará o retorno do Carnaval do DF no Complexo Cultural de Planaltina– DF apresentando para a comunidade o espetáculo “ Na pegada popular no coração do Brasil”. O evento é realizado com recursos e parceria da SECEC – DF e realização do Instituto Latinoamerica.
Para comemorar a data, o grupo se apresentará nos dias 16 e 17 de fevereiro no Complexo Cultural de Planaltina – DF às 20h, que contará com a participação de 15 bailarinos e participações especiais. Vale ressaltar que as apresentações têm como Classificação indicativa Livre, com Entrada Gratuita e os ingressos podem ser retirados pelo site do Sympla.
Sobre o Espetáculo
A segunda obra que a Cia insere em seu legado artístico caracteriza bem as vivências dos bailarinos que compõem o Grupo. Os contos nordestinos dentro da trama contada pela Cia, aborda situações históricas, desde a passagem dos Retirantes, os encantos e suas ancestralidades e até a rotina corriqueira de uma moça sonhadora que ocupa os espaços físicos da cidade que deu origem à capital do Brasil, Planaltina.
Por meio das vertentes das danças populares como Frevo, Coco, Cavalo Marinho, Baião, Xaxado, Caboclinho, podemos perceber de forma clara alguns encantos, entre as farras de Mateus e Bastião, se encontra a arte viva e singela, com tantos formatos e gestos. A proposta visa fortalecer a cultura nordestina por meio de coreografias que mesclam danças regionais e a dança contemporânea.
Ficha Técnica
Em cena:
Charles Costa
Diana Barreto
Erika Guedes
Felipe Dias
Higor Costa
Isabelle Marques
Jhony Conceição
Kaio Carvalho
Kenia Cavalcanti
Lehandro Lira
Mayariane Castro
Misael Gomes
Nathália Santos
Stefanie Cristina
Wellygton Rodrigues
Direção artística/ Coreografia: Lehandro Lira
Produção executiva: Tamara Naiz
Coordenação administrativa/ Financeira: Paula Melo
Assistente Guia para acessibilidade: Fillipe Costa
Assistente de direção: Kenia Cavalcanti
Assistente de produção :Alexandre Gomes
Assistentes de montagem: Kika de Moraes e Luamar Ronan
Figurino: Kaio Carvalho
Videomaker: Felipe Machado
Fotografia: Jadson Douglas
Assessoria de Comunicação: Ana Pinheiro
Operador de Som: Vinicius Jamelão
Iluminador: Gi Carvalho
DIREÇÃO E COREOGRAFIA – Lehandro Lira
Bailarino, intérprete-criador, diretor, coreógrafo e produtor. Está como um dos diretores de Encenação do Grupo Via Sacra ao Vivo de Planaltina – DF; formado em Licenciatura em Dança no Instituto Federal de Brasília (IFB); Integrante e atual coreógrafo do Balé Flor do Cerrado, corpo de dança oficial do projeto “O Maior São João do Cerrado”. Faz parte da Comissão Carnavalesca da Acadêmicos da Asa Norte; Idealizou o projeto “Pé na estrada”, com a Transições Cia de Dança e Artes para a cidade do Recife, em janeiro de 2020, com vivências realizadas com grandes personalidades da cultura popular nordestina. Foi Patrono e homenageado do II Salão Mestre D’armas, em Planaltina – DF, foi premiado pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF (Prêmio FAC Brasília 60), na categoria Dança e no Prêmio LGBTQIA+, também pela SECEC- DF.
Transições Companhia de Dança e Artes
A Cia objetiva inserir a dança na vida de cada componente. Os bailarinos possuem percepções corporais e estilos distintos, sejam eles as danças urbanas, danças populares e as danças clássicas. A Cia busca um diálogo entre as diferentes estéticas, fazendo com que as diversidades se encontrem de maneira aprimorada. Em seus dez anos de legado, história, resistência e fomentação de seus objetivos, o Grupo tem participado de apresentações de dança no Distrito Federal e em todo o Brasil.
SAIBA MAIS DA CIA TRANSIÇÕES EM:
INSTAGRAM: https://www.instagram.com/transicoescia/
FACEBOOK: https://web.facebook.com/transicoescia/
SITE: https://ciatransicoes.com