Espetáculo “Chorando com a Big” reproduz a era de ouro da música brasileira e leva alegria com cidadania para jovens e idosos

Considerado a primeira música urbana tipicamente brasileira e um dos mais originais estilos musicais, o Choro – mais conhecido como Chorinho – une o gingado brasileiro a um fraseado melódico envolvente. Imortalizado em sucessos como “Tico-tico no Fubá”, “Noites Cariocas”, “Brasileirinho” e “Carinhoso”, esse gênero é o tema dos seis espetáculos do projeto “Chorando com a Big”, que teve início em 29 de abril e traz com arranjos produzidos especificamente para serem executados por uma Big Band. Nesta sexta-feira (06), é a vez da região de São Sebastião receber o evento.

“Preparamos um repertório com choros tradicionais, trazendo os antigos chorões dos séculos XIX e início do século XX, com arranjos magistrais para uma Big Band”, explicou o maestro Valdécio Costa, idealizador do projeto, que teve como maior inspiração o maestro Severino Araújo e sua Orquestra Tabajara, “a mais antiga orquestra de baile do Brasil”, lembrou Costa. As Big Bands foram orquestras que fizeram muito sucesso entre as décadas de 1920 e 1950, em bailes dançantes, com músicas de muito balanço.

O espetáculo “Chorando com a Big” já passou pelo Paranoá e, agora, segue para será São Sebastião (06/05) e Itapoã (13/05), em duas sessões gratuitas, com uma hora de duração e classificação indicativa livre. Em cada cidade, um dos espetáculos será realizado no Centro de Convivência para Idosos, com apresentações especialmente elaboradas para esse público, e o outro em uma escola. “A cultura é um direito e os idosos formam uma parcela significativa da população que muitas vezes fica esquecida”, lembrou o Maestro Valdécio Costa.

A Big Band que se apresentará surgiu a partir do Projeto Música e Cidadania, realizado no Paranoá ao longo de anos, e é composta por 17 integrantes, a maior parte jovens formados pelo projeto que já atingiram um nível de excelência musical. A orquestra é conhecida por realizar o “Música para a melhor idade”, revivendo, de forma gratuita e voluntária, os antigos bailes de Carnaval, nos asilos de Brasília.

“Chorando com a Big” é um projeto realizado pelo Maestro Valdécio Costa com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal, apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF, e parceria estratégica do Instituto Laceb e do Espaço Sideral.

Serviço:

“Chorando com a Big” – Espetáculo musical

Quando: de 29/04 a 13/05.

Onde: Confira a programação abaixo.

Valor: Gratuito – Classificação livre

PROGRAMAÇÃO

06/05 – São Sebastião

Centro de Ensino Médio São Francisco – 14h

Centro de Convivência do Idoso – 16h

13/05 – Itapoã

CED 01 Itapoã – 14h

Centro de Convivência do Idoso – 16h

Compartilhe este conteúdo: