Dia Mundial da Criatividade em Brasília terá programação feita pela população do DF.

Estão abertas até 15 de março as inscrições para que a população civil, empresários e instituições participem das comemorações do Dia Mundial da Criatividade, que vai acontecer em 21 e 22 de abril simultaneamente em 110 cidades no Brasil e no mundo.

Em Brasília, a data coincide com o aniversário da cidade o que torna o evento ainda mais especial. Para Heloisa Rocha, líder do Dia Mundial da Criatividade na cidade, “Brasília é uma cidade criativa desde o seu nascimento, temos vocação para soluções inovadoras em várias áreas, e você ter uma data para celebrar essa criatividade faz refletir sobre como trazer o conceito, cada vez mais, para o dia a dia”.

Para participar é preciso acessar o site do Dia Mundial da Criatividade https://www.worldcreativityday.com/brazil/brasilia/home.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas em quatro categorias (abaixo). Após o preenchimento dos formulários, cada participante irá receber um e-mail de confirmação, após a organização das atividades e pessoas inscritas. A programação será conhecida no início de abril e divulgada no site.

1. Anfitrião: serão recebidas inscrições de espaços de eventos, auditórios, coworkings, salas comerciais e qualquer espaço em que seja possível realizar determinada atividade. Os locais podem ser públicos e privados e estarem localizados em quaisquer cidades do DF. Ao término é possível receber um Certificado de Participação no DMC (anfitrião deve manifestar interesse no momento de preencher o cadastro).

2. Inspirador: serão recebidas inscrições de pessoas que desejam ministrar atividades e acreditam que repassar sua habilidade criativa para outras pessoas possa ser inspirador; podem ser palestras, cursos, painéis, workshops, espetáculos e outros tipos de ações em quaisquer cidades do DF. Ao término é possível receber um Certificado de Participação no DMC (inspirador deve manifestar interesse no momento de preencher o cadastro).

3. Voluntário: serão recebidas inscrições de pessoas que queiram colaborar na organização dos eventos em quaisquer cidades do DF. Ao término é possível receber um Certificado de Participação no DMC (voluntário deve manifestar interesse no momento de preencher o cadastro).

4. Patrocinador local: serão recebidas inscrições de pessoas físicas e jurídicas que aceitem incentivar financeiramente o evento e acreditem que viabilizar a revolução criativa na sua comunidade é importante para todos. Ao término é possível receber um Certificado de Participação no DMC (patrocinador deve manifestar interesse no momento de preencher o cadastro).

Em 2020, além de Brasília outras 109 cidades pelo mundo irão realizar atividades em comemoração do Dia Mundial da Criatividade. A iniciativa da ideia é do empreendedor brasileiro Lucas Foster, que desde 2014 promove ações na cidade de São Paulo e estimula que outras localidades criem suas próprias celebrações. Em Brasília, este será o segundo ano de atividades em homenagem à data. Heloisa lembra que em 2019 houve um Ossobuco sobre criatividade dentro do evento PicNik no Centro Cultural Banco do Brasil, que acabou sendo adiado um mês devido a uma tempestade que atingiu a cidade e onde aconteceriam as falas.

Este também é o segundo ano consecutivo que Heloisa Rocha, paulistana, que chegou à cidade em 1980 e desde então atua na cena criativa brasiliense, é escolhida para ser líder da organização do evento pela plataforma ProjectHub. Atualmente, Helô gerencia o Co-Piloto (espaço de coworking e capacitação), organiza e apresenta o Ossobuco (evento mensal de palestras curtas) há 10 anos e promove oficinas e cursos em várias áreas de atuação. Sobre a cultura criativa da cidade, lembra os dois títulos que Brasília recebeu da Unesco: em 1987 como Patrimônio Cultural da Humanidade para a Educação, Ciência e a Cultura; e em 2017 como cidade design da Rede de Cidades Criativas. Destaca ainda alguns projetos que fizeram parte da cidade como Projeto Cabeças, Jogo de Cena e Feira de Música nos anos 80. Hoje os coletivos e organizações estão espalhados por todo o Distrito Federal, como a Galeria Pilastra (Guará), Instituo Proeza (Recanto das Emas), Mercado Sul (Taguatinga), Jovem de Expressão (Ceilândia), Instituto No Setor (SCS – Plano Piloto) para citar alguns.

O dia 21 de abril:

Reconhecida, desde 2017, pelas Nações Unidas como Dia Mundial da Criatividade, a data foi pensada para conscientizar a população global sobre a importância da criatividade e da inovação nas soluções das 17 metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Em Brasília, Helô manifesta contentamento com a oportunidade e faz um chamado para a população, “para quem não conhece a data, é a oportunidade de conhecer e olhar para essa comunidade local que já está fazendo criatividade e inovação no dia a dia. O impacto certamente será o de amplificar as vozes do movimento que já existe aqui”, finaliza.

Serviço:
Inscrições para participar do Dia Mundial da Criatividade de Brasília
Local de inscrição: https://www.worldcreativityday.com/brazil/brasilia/home
Categorias: anfitrião, inspirador, voluntário, patrocinador local.
Até quando se inscrever: 15 de março.
Preço: gratuito.
A programação será conhecida no início de abril e divulgada no site.

Compartilhe este conteúdo: