Duo de Voz e Bandolim
Com André Vidal e Fernando Duarte
O Bandolim surgiu na Itália entre os séculos XVI e século XVII como evolução da família do alaúdes.
A popularização do instrumento ocasionou um maior interesse por parte de importantes compositores. Vivaldi, Beethoven e Prokofiev, por exemplo, dedicaram peças a esse instrumento.
No Brasil, o bandolim é estreitamente associado ao choro, como parte integrante dos conjuntos típicos desse gênero, tanto como instrumento de acompanhamento quanto como solista.
O programa apresentado por André Vidal e Fernando Duarte busca reencontrar as origens do uso do bandolim na música de câmara do século XVIII, resgatar o repertório de transcrições (na verdade adaptações) de árias de óperas que aparecem em três volumes de Pietro Denis, um dos mais proeminentes didatas do bandolim. Ele coletou árias de compositores franceses, italianos e alemães (certamente as que mais caíram no gosto popular) e as incluiu em suas obras, como exercício para bandolinistas e estudantes do instrumento na arte de se acompanhar cantando, ou de acompanhar cantores.
Entre as árias estão obras de compositores célebres da época, como André Grétry, Egidio Duni e Jean-Jacques Rousseau que integram o programa do duo.
Os solos (prelúdios) para bandolim solo completam o programa, fazendo a ponte entre as obras vocais.
O Duo Voz e Bandolim é o segundo espetáculo da Série Música de Câmara Brasília no Espaço Cena e é mais um projeto do Conosco Coletivo de Criadores, que pretende realizar, durante o próximo ano, novos concertos de câmara.
Serviço:
Concerto Duo de Voz e Bandolim com Andre Vidal e Fernando Duarte
Data: 26 de novembro
Horário: às 20h
Local: Espaço Cena SHCN 205, Bloco C, Loja 25, Asa Norte, Brasília
Ingressos: 40 reais a inteira e 20,00 reais a meia entrada
Bilheteria no local
Informações e reservas pelo telefone: 61-33493937
Espetáculo livre para todos os públicos