Cinema do Centro-Oeste domina a programação do CineFest São Jorge, na Chapada dos Veadeiros

Além da mostra de cinema, festival promove diversas atividades paralelas no povoado de São Jorge
Programação conta com produções de destaque no Centro-Oeste

O CineFest São Jorge está de volta à Chapada dos Veadeiros e traz uma programação repleta de filmes premiados. A terceira edição do festival acontece de 24 a 27 de outubro misturando cinema e natureza, além de diversas atrações paralelas antes das sessões, incluindo uma homenagem à Dona Dita, pioneira no povoado e muito conhecida entre os visitantes. A entrada é franca.

O CineFest São Jorge começou em 2017, quando a cineasta e publicitária Betânia Victor pensou em unir suas duas grandes paixões: o cinema e a Chapada dos Veadeiros. Moradora de Brasília, desde o início da década de 1990, ela é frequentadora assídua do povoado, que se tornou sua segunda casa. Após filmar diversas produções por ali, se atentou para o fato de que não havia cinemas por perto e juntou um grupo de amigos apaixonados pelo cerrado e pela sétima arte para darem início ao festival, que hoje já é tradição no calendário de outubro da Chapada.

Neste ano, a curadoria foi feita por João Paulo Procópio e Ludielma Laurentino e, como tem sido desde a primeira edição, priorizou produções regionais recentes e que se destacaram em outros festivais. Fazem parte da programação quatro longas-metragens, além de diversos curtas e sessões voltadas para o público infantil.

A mostra começa na quinta-feira (24), com a exibição dos curtas Três Tipos de Medo, de Bruno Bini, e Invasão Espacial, de Thiago Foresti. O longa que abre o festival é o grande sucesso e premiado Benzinho, de Gustavo Pizzi, vencedor do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro desse ano.

A sexta-feira (25) será um dos dias mais animados. Pela manhã, haverá uma aula de yoga na praça com Juliana Satori. Já no início da noite, a Bike Anjo realiza uma bicicletada com os participantes da oficina gratuita sobre Mobilidade Urbana e de incentivo ao uso da bicicleta. Na telona, será a vez de Corpas Liquidas, de Mateus Almeida da Silva, morador da vila e que apresentará sua proposta de cinema expandido, e, Guará, de Fabrício Cordeiro e Luciano Evangelista, terminando com Parque Oeste, de Fabiana Assis. No mesmo dia, logo após a última sessão da mostra principal acontece uma festa na Casa Amarela para celebrar mais uma edição do festival.

No sábado (26) pela manhã, os visitantes poderão participar de uma vivência no cerrado com o guia Velho Joe, um passeio pelo Museu do Garimpo e seguindo para o Mundo dos Pássaros, atrativo que mostra um pouco da fauna e da flora do cerrado. “Não esquecendo o misticismo que envolve tudo isso”, diz ele. A noite é hora da criançada se divertir com a seleção de curtas da Mostra Infantil. Logo depois, a mostra principal traz a produção brasiliense O Último Cine Drive-In, de Iberê Carvalho, antecedido pelos curtas Pela Luz do Teu Olhar, de Flávia Aguiar e Dôniara, de Kaco Olimpio, que tem no elenco a musicista Doroty Marques, que realiza há cerca de uma década o projeto A Turma Que Faz no povoado.

Já no domingo (27), haverá uma Roda de Conversa com a tradicional feijoada no Rio Lua para promover o encontro entre os convidados do CineFest São Jorge e público em geral. Durante a sessão principal, será entregue o prêmio Dizo Dal Moro para o filme produzido na oficina de filmes curtíssimos promovida pela cineasta Madê Picchi com a população local. A mostra principal traz ainda as obras Kris Bronze, de Larry Sulivan, Ainda Ontem, de Rafael de Almeida, Mistério da Carne, de Rafaela Camelo. O filme Lua Cheia da Chapada, de Fernando Carneiro, uma ode às belezas do local e uma produção de Alto Paraíso, encerra o festival.

SERVIÇO

CineFest São Jorge

Data: 24 a 27 de outubro

Local: vila de São Jorge – Chapada dos Veadeiros

Entrada Franca

Informações: www.cinefestsaojorge.com.br

PROGRAMAÇÃO

24 DE OUTUBRO – quinta-feira

20h

Mostra Principal:

Três Tipos de Medo

de Bruno Bini

Invasão Espacial

de Thiago Foresti

Benzinho

de Gustavo Pizzi

25 DE OUTUBRO – sexta-feira

10h

Yoga na Praça

com Juliana Sartori

18h

Bicicletada

com Bike Anjo

20h

Mostra Principal:

Corppas Liquidas

de Mateus Almeida da Silva

Guará

de Fabrício Cordeiro e Luciano Evangelista

Parque Oeste

de Fabiana Assis

22h

Festa na Casa Amarela

26 DE OUTUBRO – sábado

11h

Passeio

com guia Velho Joe

19h

Mostra Infantil:

Viagem na Chuva

de Wesley Rodrigues

Doce Goiabada

de Fernanda Rocha

Ursortudo

de Januário Jr.

Sonhando Passarinhos

de Bruna Carolli

20h

Mostra Principal:

Dôniara

de Kaco Olimpio

Pela Luz do Teu Olhar

de Flávia Aguiar

Último Cine Drive-in

de Iberê Carvalho

27 DE OUTUBRO – domingo

12h

Roda de Conversa

com a tradicional feijoada no Rio Lua

19h

Premiação Filmes Curtíssimos

20h

Mostra Principal:

Kris Bronze

de Larry Sulivan

Ainda Ontem

de Rafael de Almeida

Mistério da Carne

de Rafaela Camelo

Lua Cheia da Chapada

de Fernando Carneiro

Compartilhe este conteúdo: