Campo da Esperança – 1,00 X 0,65:
Aqui está uma homenagem a Athos Bulcão, renomado pintor, escultor, arquiteto, desenhista e mosaicista brasileiro. A pintura possui dois sentidos; além da homenagem, aborda a constante temática trabalhada por Mestre Ataíde acerca da política nacional.
Inspirado pelos desenhos e mosaicos de Athos Bulcão, ele pintou esta tela em reconhecimento ao importante papel do homenageado na difusão da arte por meio da associação com obras arquitetônicas. Os famosos azulejos de Bulcão representam a intenção de tirar a arte das galerias e colocá-la em contato com um público mais amplo.
O desenho em roxo é um ato fálico em repúdio às galerias que escondem a arte do povo. A usual utilização do Congresso Nacional em suas telas, no presente caso faz alusão à inércia dos políticos nos quais todos brasileiros ainda depositam esperança. A disposição dos vários congressos lembra lápides do cemitério Campo da Esperança, local onde descansam poderosos e comuns.