Brasília Tátil celebra Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência
Para marcar o dia 21 de setembro com inclusão e acessibilidade cultural, projeto traz programação gratuita, no Centro de Ensino Especial de Deficientes Visuais (CEEDV)
O projeto Brasília Tátil reúne, nesta quarta-feira (21), mais de 50 artistas com deficiência. O evento celebra o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência (21/09) com apresentações musicais, exposição de obras esculpidas em argila, utilitários de cerâmica e peças confeccionadas em tricô e mostra de pinturas criadas por artistas que utilizam os pés e a boca na preparação de sua arte.
Toda a produção cultural presente evento é realizada por pessoas com algum tipo de deficiência. “Essa é uma forma que encontramos para garantir que as pessoas com deficiência tenham seu espaço não só na sociedade como no cenário cultural”, explica Flávio Luís da Silva, arte educador e Diretor Geral do projeto. De acordo com ele, o Brasília Tátil foi criado para abrir espaço e poder revelar esses dons e talentos, promovendo inclusão cultural e empoderamento, a partir da valorização de quem produz no DF.
PROGRAMAÇÃO – Nesta quarta-feira, a cantora Andreia Oliveira e as bandas Coral Armorial e Refrão de Mármore são as atrações nos palcos. Além dos shows, o evento contará com exposição de obras esculpidas em argila, utilitários de cerâmica e peças confeccionadas em tricô, produzidas por pessoas com deficiências visuais. O público também poderá conferir a mostra de pinturas criadas por artistas que utilizam os pés e a boca na preparação de sua arte.
A quinta edição do projeto Brasília Tátil teve início no sábado (10) com as apresentações de Dani Ribeiro, Visão do Samba e Nó Cego. O Projeto Brasil Tátil é realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura (FAC), da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal, e apoio da Agenda Cultural Brasília.
A programação traz, ainda, palestras de cunho educativo sobre deficiência e superação, com César Achkar, ex-presidente da Associação Brasiliense de Deficientes Visuais (ABDV); com William Ferrera, ex-presidente do Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Distrito Federal (Coddede-DF); e com Denise Braga, presidente da Associação Brasiliense de Deficientes Visuais (ABDV). Toda a programação será realizada gratuitamente, no Centro de Ensino Especial de Deficientes Visuais (CEEDV).
SERVIÇO:
Brasília Tátil (artes plásticas, música, palestras e oficinas)
Quando: 21 (quarta-feira) de setembro, a partir das 10h.
Quanto: acesso gratuito
Onde: Centro de Ensino para Deficientes Visuais (CEEDV) – 612 Sul – Asa Sul, Brasília
Acessibilidade: uso de V-Libras no site do projeto
PROGRAMAÇÃO:
QUARTA-FEIRA – 21 de setembro
10h Coral Armorial
10h40 Refrão de Mármore
11h20 Andreia Oliveira