Nasce em Brasília, com sede na Praça Central do Conic, projeto de formação e aprimoração de profissionais do setor cultural e de entretenimento.

Bastidores

Série gratuita de aulas, oficinas e palestras voltada para a cadeia criativa de produção artística

 

O retorno gradativo das atividades culturais e de entretenimento, com o arrefecimento da pandemia de Covid-19, abriu espaço para que produtores e produtoras colocassem em prática uma ideia que vinha sendo gestada há algum tempo.

O conceito da iniciativa partiu da falta, identificada pelos/as idealizadores/as, de um ambiente local de capacitação e aperfeiçoamento, totalmente gratuitos e com ajuda de custos para pessoas de baixa renda, para aqueles/as que buscam atuar, com excelência, nas áreas e etapas de produção e realização de um evento ou projeto cultural.

Com conteúdo já bastante robusto, a edição de estreia do Bastidores – Capacitação Cultural recebe a presença de experientes produtoras/es, técnicos/as, gestoras/es e artistas, dispostos/as a compartilhar conhecimentos acumulados ao longo de anos de atuação em projetos nacionais e internacionais de grande relevância. Incluem-se [neste conteúdo] novas competências técnicas e de produção que surgiram durante a quarentena imposta pela pandemia.

Os encontros presenciais, a acontecer na Praça Central do Conic entre os dias 3 e 15 de agosto de 2021, seguirão todos os protocolos de segurança recomendados pela OMS como distanciamento social, controle de fluxo de pessoas, uso obrigatório de máscara de proteção, aferição de temperatura e disponibilização de álcool em gel.

Bastidores – Capacitação Cultural [1ª Edição] oferece sete minicursos distintos, com durações que variam entre 4hs e 16hs. As vagas são limitadas e as/os interessados/as podem participar de todos os cursos ou dos que forem de interesse. As inscrições são feitas através do site: www.bastidoresbsb.com.br.

Responsáveis pelos conteúdos a serem compartilhados estão: Henrique Rocha, que atua na gestão de projetos culturais, desde 2009, e já dirigiu o Festival de Brasília do Cinema Brasileiro e o Festival Internacional Curta Brasília, vai apresentar o curso “Festivais de Cinema – da Modelagem à Produção”. Sobre “Sustentabilidade na Produção de Eventos”, quem ministra é Patrícia Mazoni, especialista em Educação e Gestão Ambiental pela UnB e que há 22 anos trabalha com sustentabilidade em projetos culturais.

Sobre a atuação do “Roadie e Áudio Técnico” quem detalhar as funções deste profissional é Frango, técnico de sonorização ao vivo desde 92 e como diretor de palco já montou sistemas para festivais como Skoll Rock, Ruffles Reggae, Claro Que É Rock, Free Jazz, Vivo Open Air, Porão do Rock e outros. Moizes Vasconcellos, premiado nacionalmente, o designer de luz – que participou do raley da Tocha Olímpica e Paralímpica Rio 2016 e Rock in Rio 2017 – discorrerá sobre “Iluminação de Palco”.

VJ Grazzi, formada em cinema e artes digitais, integrante do grupo United VJs e vencedora do Festival VJ Torna, o maior do mundo na área, ao lado da também VJ Lê Pantoja, formada em cinema, teatro, belas artes e uma das pioneiras na cena [de VJs] no Brasil, irão ensinar a roteirização, produção, técnicas e criação imagética de “Vídeo Mapping para Shows”.

“Projeto cenográfico para Eventos” é o conteúdo a ser compartilhado por com MH Cenografia, dos parceiros Marina Madsen e Henrique Ferreira. A dupla tem clientes como Festival CoMA, Universo Paralello e Festa My House.

Tendência acelerada pela pandemia, “Transmissão online para Eventos Musicais” é o tema do minicurso com Bruno Piuí. Bruno, técnico audiovisual, videomaker, fotógrafo, streamer e tecnólogo em redes, esteve à frente das equipes de lives de Os Mocambos, Jazzyhop, Projeto Minduin Toinha, Cervejaria Criolina, Forró Red Light, Corrida Cerrado Cachoeira dos Cristais, Segundas Culturais T-Bone dentre outras.

Todas as aulas serão registradas em vídeo que, após edição, estarão disponíveis para consulta dos/as inscritos/as. E mais, a fim de oferecer um material de qualidade, o projeto lançou mão da consultoria de um pedagogo para orientação dos/as professores/as bem como para construção e edição de apostila a ser disponibilizada aos/às alunos/as.

Esta é a primeira edição do Bastidores – Capacitação Cultural, “ainda é um piloto do que virá a ser, uma pílula com a qual apresentamos o projeto e, através da qual, poderemos verificar o funcionamento e lapidar a operação para então ampliá-lo em programação e alcance”, comentam os produtores, dando a dica que vem outras edições e com muito mais conteúdo.

 

Serviço:

Bastidores – Capacitação Cultural

Data: de 3 a 15 de agosto de 2021

Inscrições: 100% gratuito e ajuda de custo para pessoas de baixa renda

Mais informações: www.bastidoresbsb.com.br

Realização e produção: Bloco B, Latitude 15 e Hiperespaço

Fomento: Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Distrito Federal

Fontes para entrevistas:

Henrique Rocha – (61) 9.8429-0908

Kaká Guimarães – (61) 9.9618-5981

Compartilhe este conteúdo: