Do instrumento à dança: projeto Arte Para Todos oferece oficinas gratuitas
Um dos mais icônicos e conhecidos Mestres de Capoeira do Brasil- Mestre Touro-vem ao DF no sábado dia 04 de dezembro para prestigiar a troca de cordas dos alunos de projeto sócio- cultural realizado na cidade estrutural.
Centenas de jovens e crianças da cidade Estrutural que receberam aulas gratuitas de Capoeira, Samba de Roda, Maculelê, Puxada de Rede e Cavaquinho, se reúnem neste sábado, 04/12 às 16 horas para apresentação festiva de final de semestre. Além da saudável prática dos exercícios, os alunos – muitas vezes marginalizados pela sociedade – vão aprendendo a riqueza da cultura popular brasileira. O trabalho é resultado do projeto Arte para Todos pensado pelo arte educador José Carlos mas realizado há tempos, pelo Contramestre Cabeça do Coletivo de Capoeira Fio da Navalha.
A ideia do programa é inserir os jovens no mercado cultural transmitindo saberes e conhecimentos positivos. “Praticando capoeira e outras manifestações artísticas no contra turno escolar, o aluno não permanece tão vulnerável aos males do ócio nocivo”, diz Leandro Araújo, o contra Mestre Cabeça. A realidade aponta que ele está correto, uma vez que os impactos positivos provocados pelo Projeto Arte para Todos na comunidade são notórios. Os pais dos alunos demonstram total gratidão pela oportunidade de terem seus filhos inseridos em atividades saudáveis e não poupam elogios ao projeto. “Este projeto é uma benção!! Meus filhos estão muito mais calmos em casa, estudando mais para a escola e até mais felizes depois que começaram a praticar capoeira e cavaquinho”, desabafa Jussara Souza, mãe de dois meninos integrantes das oficinas.
Diversidade na arte educação –
O Projeto Social Arte para Todos, no propósito de ampliar a participação dos jovens da localidade- a qual registra o menor IDH (Índice de Desenvolvimento Humano do Distrito Federal)- oferece atividades variadas contemplando música, dança, folclore e a capoeira, priorizando as que são reconhecidas como Patrimônio Imaterial.
As aulas são ministradas em parceria com o Ponto de Cultura Waldir Azevedo, sendo que neste semestre, o projeto contou com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal.
Este tipo de ação artístico-cultural do projeto Arte para Todos representa importante ferramenta de transformação social e trabalha na reconstrução de valores culturais e artísticos, cada vez mais extintos em todas as esferas da sociedade. O foco são os jovens – sobretudo carentes- os quais passam a conhecer e vivenciar variadas manifestações da raiz brasileira, a exemplo das vertentes trabalhadas na prática e na teoria pelos arte educadores.
Troca de cordas da capoeira conta com presenças ilustres de renome internacional
Neste sábado, a cerimônia de “troca de cordas” vai contar com a presença de vários convidados especiais, com destaque para Mestre Touro; um dos mais importantes Mestres de Capoeira do Brasil. O momento é muito significativo para o aluno, pois ao receber uma nova corda, o capoeirista ingressa em um nível mais avançado de sua trajetória.
Mestre Touro– Com mais de seis décadas dedicadas à Capoeira, os trabalhos de Mestre Touro se estendem para várias partes do mundo, notadamente em diversas cidades norte americanas como San Diego e Los Angeles na Califórnia e Castellon e Valência na Espanha. É um profundo conhecedor da História da Capoeira e História do Brasil. No final do mês passado foi erguida uma estátua em homenagem à este Mestre no bairro da Penha (RJ).
Serviço:
Apresentação do Projeto Arte para Todos :
Capoeira, Samba de Roda, Maculelê, Puxada de rede e Cavaquinho
Endereço: Quadra 08 conjunto 03 casa 21- Setor Oeste Estrutural
Neste semestre o Arte para Todos contou com recursos do FAC/DF.
Contato: Mestre Cabeça (Leandro Araujo):- 61 998204897
PS: A boa notícia é que o Projeto Arte para Todos recomeça em Janeiro, abrindo novas vagas. As atividades serão mantidas com a ajuda de professores voluntários .