Com estreia prevista para novembro, projeto realizará espetáculo inspirado no trabalho da psiquiatra Nise da Silveira
“O que cura, fundamentalmente, é o estímulo à criatividade.” A frase é da médica Nise da Silveira, personagem central do espetáculo “A doutora e o psiconauta”, escrito e dirigido por Dom Macarius. A peça resultará do trabalho de três oficinas gratuitas, promovidas pelo projeto Arte em Engenho entre agosto e outubro: Artes Cênicas, Artes Plásticas e Pintura. As inscrições para as aulas de teatro estão abertas e podem ser feitas por meio do formulário disponível nas redes sociais da iniciativa (@arteengenho.df).
Realizado pelo Instituto Latinoamerica, com produção da Deu Certo Produtora, o projeto Arte em Engenho tem como proposta levar a arteterapia como ferramenta de tratamento para pessoas com transtornos mentais ou por uso de substâncias. Para isso, as oficinas de Artes Plásticas e Pintura, que resultarão na cenografia e figurino do espetáculo “A doutora e o psiconauta”, serão desenvolvidas com pacientes da clínica de saúde mental Verse In, localizada no Lago Oeste.
A Oficina de Artes Cênicas é aberta à comunidade e tem início na próxima segunda-feira (12/08). Não são necessários pré-requisitos para participar. O curso é ministrado pela atriz e arte-educadora Raquel Mendes e ocorre na Casa de Cultura do Guará. São três turmas, com 10 vagas cada.
Os interessados podem optar entre aulas às segundas-feiras, das 09h às 12h, às terças-feiras, das 15h às 18h, ou às quartas-feiras, das 19h às 22h. Ao fim das atividades, os participantes apresentarão a peça “A doutora e o psiconauta”, de Dom Macarius. As inscrições podem ser realizadas por meio do formulário disponível nas redes sociais do projeto (@arte.engenhodf) ou no site do Instituto Latinoamerica.
De acordo com Macarius, que é militante na área de Saúde Mental, a iniciativa pretende chamar a atenção para a eficácia da arteterapia no tratamento de transtornos mentais ou dependência química. Em 2023, o artista promoveu o “Desfile da Mente”, em que trouxe a arteterapia para o mundo da moda, reunindo participantes com alguma deficiência cognitiva. “Essas pessoas carregam em suas trajetórias uma forte experiência de vida, dignas de serem compartilhadas e transformadas em arte. O trabalho prático teatral que fazemos no projeto Arte em Engenho pode conduzi-los a um lugar de acolhimento para suas expressões, medos, angústias e alegrias”, destaca.
Espetáculo: “A doutora e o psiconauta” é uma história ficcional, inspirada no trabalho da psiquiatra Nise da Silveira e nos primeiros artistas do antigo hospital psiquiátrico do Engenho de Dentro. A peça traz uma reflexão sobre a arteterapia como uma ferramenta de promoção da saúde mental. De acordo com Macarius, o roteiro também reúne elementos que fizeram parte da vida da médica, como o gato, que será outro personagem central na trama, além de destacar o trabalho de renomados artistas que conviveram com transtornos mentais, como Arthur Bispo do Rosário.
SERVIÇO:
Arte em Engenho – Oficina de Teatro
Quando: aulas a partir de 12/08 | Inscrições abertas.
Quanto: oficinas gratuitas
Onde: Casa de Cultura do Guará – Guará II QE 25
Inscreva-se:
SITE: https://www.il.art.br/
INSTAGRAM: @arteengenho.df
FORMULÁRIO: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSc1cdkGjkcfAmjAP-NvRI3Wm97h17rhGt0PG81B0eMIvK37eQ/viewform
CRONOGRAMA:
Turma 1
Segundas-feiras, das 09h às 12h
Turma 2
Terças-feiras, das 15h às 18h
Turma 3
Quartas-feiras, das 19h às 22h.
Realização: Instituto Latinoamerica
Produção: Deu Certo Produtora
Apoio: Verse Internação
Gestão de Redes: ABÈBÈ Produções
Parceria: Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF
Termo de Fomento 33/2024 – Processo Nº 00150-00003025/2024-18