Mostra gratuita exibe filmes produzidos em oficinas e raridades caseiras em Super 8

Brasília se prepara para uma viagem no tempo com a Mostra de Filmes do projeto Super 8 BSB, que será realizada no domingo (08/12), no túnel do SESI Lab, a partir das 14h30. A programação reúne a energia criativa de produções feitas por participantes das oficinas gratuitas, promovidas em outubro pelo oBarco Estúdio e Coletivo Mundo em Foco (SP), e disponibiliza ainda espaço para o público levar o seu filme caseiro, gravado no icônico formato Super 8, para ser exibido em uma sessão especial. A entrada é gratuita e promete encantar amantes do cinema, nostálgicos e curiosos de todas as idades.

O projeto é uma celebração da estética e do charme da película analógica, e tem como objetivo resgatar a produção de filmes realizados em tomadas únicas, que são a essência do cinema artesanal. O evento também contará com palestra de Lila Foster, presidente da Associação Brasileira de Preservação Audiovisual (ABPA). “Estamos animados em compartilhar essa experiência com a comunidade. O Super 8 não é apenas um meio de registro, mas um símbolo de memória afetiva e de criatividade”, comenta Ádon Bicalho, idealizador do Super 8 BSB e fundador do oBarco Estúdio.

Acervos familiares: A mostra de filmes caseiros é uma ótima oportunidade para quem não tem acesso a projetores poder revisitar as gravações que estão guardadas, mas trazem raridades e momentos históricos e íntimos. “Muitas vezes, são gravações feitas por parentes, que a pessoa não consegue acessar por falta de equipamento adequado. Então, o público está convidado a levar os cartuchos que tem em casa, pois iremos disponibilizar o projetor para essa sessão nostálgica, no dia 08 de dezembro. A ideia é proporcionar uma viagem emocional por meio das imagens granuladas e das cores características desse formato”, destaca Bicalho.

A recepção dos filmes caseiros começa às 14hs. A equipe fará uma avaliação do estado de conservação e os preparativos de limpeza para projeção

Atividade formativa: O Super 8 BSB promoveu oficinas para o público em geral e para estudantes do CED São Francisco, em São Sebastião. Ao todo, foram produzidos sete curtas-metragens, sendo dois de estudantes da rede pública de ensino do Distrito Federal, que serão exibidos durante a Mostra. As aulas proporcionaram uma imersão nos processos cinematográficos de produções realizadas em película, abordando conteúdos como referências criativas, processo fotoquímico, história da sétima arte e da película Super 8, além de operação de câmera.

Super 8: Formato que já foi considerado amador e que não participava do circuito audiovisual profissional com películas 35mm e 16mm, o Super 8 também trouxe subversão e experimentação para a sétima arte nacional e teve maior alcance entre integrantes do movimento cinematográfico independente. Segundo Bicalho, a ideia é fomentar a produção com esse suporte da película Super 8 na Capital Federal, na esperança de criar em Brasília um polo de realizadores que utilizam esta linguagem, como existe em outros lugares do país.

“A gente quer desmistificar essa complexidade, essa dificuldade de filmar em película hoje em dia. Se a gente tiver acesso à forma de processar quimicamente, e tiver acesso às câmeras para poder filmar, existem meios muito práticos de realizar”, conclui Bicalho.

SERVIÇO:
Festival Super 8 BSB – Mostra de curtas e de filmes caseiros
Quando: 08/12. Domingo, a partir das 14h30
Onde: Túnel do SESI Lab – SCTS Lote 1, Brasília
Quanto: entrada franca
Classificação indicativa: livre

PROGRAMAÇÃO:

14h: Abertura do recebimento de filmes Super 8
14h30: Curtas-metragens produzidos durante as oficinas do projeto
16h: Sessão de filmes caseiros em Super 8 – Traga o seu filme e compartilhe suas lembranças
Abertura com Lila Foster, da Associação Brasileira de Preservação Audiovisual (ABPA)

Este projeto é financiado pela Lei Paulo Gustavo
Realização: oBarco Estúdio, Desvio Produções e Mundo em Foco
Apoio: SESI Lab
Fomento: Ministério da Cultura e Governo do Brasil

Compartilhe este conteúdo:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *