Iniciativa promove Mostra Cultural com resultado das oficinas de Escrita Imaginativa, Capoeira Angola, Tintas Naturais, Desenho e Argila
“O futuro é ancestral.” A partir da premissa de Ailton Krenak, o projeto Cores da Diversidade leva a estudantes do 8º ano do Centro de Ensino Fundamental 01 do Paranoá oficinas artísticas e sensoriais, voltadas ao fazer criativo, à brincadeira e à sensibilização quanto às origens afro-brasileiras e indígenas, trabalhando também a inclusão e o respeito às diferenças . No dia 28 de junho, ocorre a Mostra Cultural, com exibição de fotos e vídeos do projeto, roda de capoeira e exposição do trabalho artístico elaborado pelos estudantes ao longo das atividades.
De acordo com uma das idealizadoras do projeto, Flávia Lucci, a ação formativa tem como objetivo promover o acesso a ferramentas de produção aos estudantes e o conhecimento acerca de quem são e de onde vieram. No dia 7 de junho, será realizada uma imersão no Sítio Vale das Flores, onde os estudantes participarão de um momento vivencial de fechamento das oficinas, com direito a momentos de troca, contemplação e muito aprendizado.
Atividades – As oficinas foram realizadas entre abril e maio. Responsáveis pela oficina “Com os Olhos da Alma”, os ceramistas Marta Guedes e Flávio Luís da Silva são deficientes visuais e ofereceram uma experiência sensorial com foco na sensibilização para inclusão e desenvolvimento dos sentidos.
A experiência com a Escrita Imaginativa, ministrada por Flávia Lucci, é baseada na arteterapia Junguiana e os alunos também participaram das oficinas de Tintas Naturais com Kennya Ricarte, Capoeira Angola com Mestre Formiguinha e Desenho Intuitivo, ministrada por Janaína Pires, co-idealizadora do projeto e professora de Artes na rede pública.
“O Projeto Cores da Diversidade vem mostrar a riqueza cultural do povo brasileiro e a importância de conhecermos nossas origens, entendendo que cultura e educação caminham juntas. Por meio da arte e do autoconhecimento, a iniciativa oferece um olhar sensível às diferenças e aos saberes populares”, frisou Pires
O Projeto conta com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.
SERVIÇO:
Cores da Diversidade
Imersão no Sítio Vale das Flores: 07/06. Sexta-feira, das 9h às 16h30.
Mostra Cultural no CEF 01 do Paranoá: 28/06. Sexta-feira, 9h às 12h