Iniciativa levou música e ações de valorização da pessoa idosa para escolas, Centros de Convivência e espaços públicos do Distrito Federal

O projeto Encontro de Gerações encerra, nesta terça-feira (04/06), o ciclo de apresentações da edição 2024. Com o objetivo estimular a troca de experiência intergeracional e promover uma reflexão sobre a violência contra a pessoa idosa, a iniciativa reúne os veteranos do grupo Poetas do Samba e os jovens da Orquestra de Cavaquinhos de Brasília para apresentações musicais e rodas de conversa. 

Nesta terça, a Associação dos Idosos Ceilândia será palco da última apresentação desta edição, a partir das 14h. Ao todo, oito regiões administrativas receberam a programação itinerante, entre os meses de abril e junho: Varjão, Núcleo Bandeirantes, Taguatinga, Guará, Candangolândia, Ceilândia e Samambaia. As ações foram realizadas em Centros de Convivência de Idosos, escolas e espaços públicos do Distrito Federal.

De acordo com a idealizadora e coordenadora do Encontro de Gerações, Ester Braga, o projeto fala sobre direitos humanos, cidadania e valorização da nossa história. Ela destaca que as atividades são uma forma de levar, para dentro das escolas, o debate sobre a importância da pessoa idosa na sociedade e ações de conscientização a respeito do aumento da violência contra essa parcela da população.   

Segundo dados do levantamento realizado pelo Tribunal de Justiça do DF, em 2023, foram denunciados mais de três mil crimes contra idosos. O relatório aponta também que, entre 2020 e 2023, 54% dos agressores de pessoas idosas na capital do país eram filhos. Em 2022, a residência era o local mais comum de violências, com 53% dos casos. 

“Esse mapeamento mostra como o etarismo, a violência psicológica, a violência financeira, a negligência e o abandono da pessoa idosa têm aumentado no DF e no país. A ideia do Encontro de Gerações é que a gente, além da música, leve para esses jovens a conscientização da valorização da pessoa mais velha. E, para os mais velhos, mostrar que a idade não te paralisa. É preciso ter autonomia, conhecer os seus direitos”, frisou Braga.

O Encontro de Gerações é realizado em parceria com o Instituto Latinoamerica, com fomento da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal, e apoio da Agenda Cultural Brasília e do Ponto de Cultura Waldir Azevedo. 

Poetas do Samba: Formado por Amílca Paré, Antônio Siqueira, Luacia de Maria, Maurílio Gomes, Salvador, Walter Pinori, Kalidasa Santos e Luiz Antônio Jambeiro, o grupo Poetas do Samba foi idealizado por Ester Braga em 2015. Hoje, o trabalho desses músicos da velha guarda já é reconhecido por sambistas de renome nacional como Monarco da Portela, que foi homenageado pelo grupo em 2017, Arlindo Cruz, Roque Ferreira, Renata Jambeiro, entre outros artistas.

Orquestra de Cavaquinhos de Brasília: Criada pelo maestro Dudu Oliveira, em 2010, paralelamente ao Projeto Sociocultural Waldir Azevedo, a Orquestra de Cavaquinhos de Brasília coleciona apresentações em importantes espaços culturais da cidade como Clube do Choro, Centro Cultural Banco do Brasil, Festival de Orquestras Populares da Caixa Econômica Federal. 

Inclusão: Para ampliar o alcance dessa troca de experiências, todas as apresentações musicais e rodas de conversa contarão com audiodescrição e tradução em LIBRAS. 

SERVIÇO
Encerramento Projeto Encontro de Gerações
Quando: 04/06. Terça-feira, a partir das 14h
Onde: Associação dos Idosos Ceilândia – EQNM 05/07 Área especial/ Ceilândia.
Quanto: Entrada franca

Realização: Instituto Latinoamerica I ABÈBÈ PRODUÇÕES
Apoio: Agenda Cultural Brasília I Projeto Waldir Azevedo
Parceria: Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal
Termo de Fomento 159/2023 – Processo Nº 00150

Compartilhe este conteúdo: