CarnaMuseu – O Carnaval Alternativo do DF  no Museu da República         

O CarnaMuseu vai levar animar o Museu da República nos dias 21 a 25 de Fevereiro.

 

A sexta-feira de carnaval começa com o carnaval alternativo em Brasília: É o CarnaMuseu, a partir das 18:30h, no Museu Nacional da República. O CarnaMuseu vai até terça-feira. Em cada dia receberá vários blocos com estilos musicais diferentes para atrair todos os gostos. O evento é gratuito e traz como tema a luta contra o preconceito e incorpora ás pautas do Bloco Libre! Pelo direito à cidade, à Diversidade Cultural, estimula a consciência ambiental e conservação do patrimônio público.

O CarnaMuseu é uma proposta que mistura raízes musicais da cultura popular do próprio carnaval o samba, maracatu e se mistura a outras que já se incorporaram como o forró e carimbó e outras que estão se incorporando como o rock que é um gênero musical tombado como patrimônio cultural imaterial do DF, que remete a nossa identidade cultural, e a cultural hip hop. Ótima proposta para quem quer curtir o segundo tempo do carnaval já que o CarnaMuseu começa sempre no final da tarde é uma opção noturna, também para os que curtiram às opções vespertinas de carnaval, opção também para os quem querem curtir alguns gêneros musicais não tão comuns nesta época do ano.

Na sexta-feira (21), o Bloco Libre! abre a festa, concentra às 18:00. Terá a presença da DJ Tamara Maravilha, Martinha do coco em seguida  o Samba da Ursal com muito samba de raiz.

O Bloco Libre! existe há sete anos e sempre homenageia um país, e desta vez será a Suécia. A escolha se deve por ser o país oriundo de Gretta Thunberg ativista ambiental eleita a personalidade do ano pela revista Time. O bloco é internacionalista, defende o direito à cidade, a diversidade cultural e a consciência ambiental.

Sábado (22), o CarnaMuseu abre espaço para o Bloco CarnaReggae e a festa começa mais cedo, com concentração a partir das 17h:30, com a banda sensação nos anos 2000 da cena regueira da cidade Geração Roots, depois sobe ao palco o músico, instrumentista, compositor e cantor Wagner Gamma, que estará acompanhado do Quarteto Reggae Music. Deus preto da continuidade ao ritual carnavalesco. O ícone  Renato Matos é o último a se apresentar no sábado, Bolações  Sound System  será o DJ que comandará a festa  nos intervalos das bandas.

Domingo (23), já é conhecido por ser o dia da Batalha do Museu. E no carnaval não poderia ser diferente. O CarnaMuseu recebe o Bloco Hip Hop in House com muito rap, hip hop, a partir das 16h.

 

O Bloco Hip Hop In House abre as festividades com freestyler e rappers convidados que participam da Batalha do Museu e outras batalhas pelo DF. Eles farão uma batalha com muita rima entre os participantes e irão duelar com temas que despertam a consciência coletiva. Após a final da batalha a animação fica por conta de Apoena Ferreira e convidados, DJ Marola também marca presença no Bloco Hip Hop in House.

Segunda-feira (24), a partir das 18h, Brasília consagra a fama de capital do rock no CarnaMuseu ao receber o Bloco Punk & Rock com as bandas: Maria Sabina e a Pêia, banda que já foi vencedora do Festival interno da UNB, a lendária Detrito Federal uma das bandas mais antigas de Brasília, a lendária Baú Revirado vai tocar Raul! Os DJs  djalgoritimo e o renomado Gerson de Veras estarão no comando do som nos intervalos.

O CarnaMuseu se despede do Carnaval 2020 com o Bloco Forró com Carimbó, na terça-feira (25), com concentração a partir dás 16:30 ao abrir seu palco para o Trio Porta do Mundo que toca músicas autorais e poéticas com os ritmos típicos de Pernambuco, tais como: forró, coco, baião, maracatu rural e cavalo marinho. Tamara Maravilha é a DJ comandante do Bloco.

O Carnamuseu se prepara para mais uma edição, começou a partir do sucesso do Bloco Libre!, que depois de nascer há 7 anos no Cruzeiro, passar pela Funarte e se encontrar no Museu da República, há alguns anos resolveu atender ao pedido dos foliões e aumentar seus dias de folia. Os foliões perguntavam qual a programação dos outros dias de carnaval e indagavam se o bloco se apresentaria também no próximo dia. Por isso, o CarnaMuseu nasceu para atender seu público fiel e agregar novas pessoas amantes da festa.

Nos dias do evento, terá uma praça de alimentação com food-trucks, que saciará a fome e a sede dos foliões.

Este projeto é realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal.

 

Serviço:

CarnaMuseu

Dias 21, 22, 23, 24 e 25/02/2020

No Museu Nacional da República.

Compartilhe este conteúdo: