4ª Edição Sons de Dentro – Racismo e desigualdades na produção artística das periferias

Nessa edição, o projeto “Sons de Dentro” tem como questão a produção da arte e da cultura no contexto da pandemia tendo como perspectiva analítica a vida das pessoas negras nas periferias da cidade.

No Brasil, segundo o sociólogo Florestan Fernandes, os negros partiram do pior ponto de partida no processo de inserção à esteira da industrialização, da urbanização e de todo o sistema produtivo capitalista. Um dos desdobramentos mais perversos desse processo foi – e continua sendo – a moradia de grande parte dessa população estruturada em condição de pobreza no espaço urbano da cidade. Ao longo das últimas décadas subúrbios e favelas passaram a ser reconhecidos pelo poder público, pelas elites e por grande parte das classes médias como o lugar da pobreza, do crime organizado, da falta generalizada.

Dentre as mais diversas formas de expressão da vida nesses espaços, as artes e suas performances estéticas sofreram sistemáticas campanhas midiáticas moralistas de estigmatização e discriminação social/racial: samba, pagode, funk, grafite e outras manifestações artísticas estiveram ora sob ação violenta dos agentes estatais de repressão, ora foram considerados “arte menor”. Desse modo, junto com a apresentação da produção musical e escrita dos convidados, a proposta dessa edição é fazer com que esses artistas interajam entre si pensando suas obras e seu trabalho atual dentro dessa lógica que vem sendo tratado por alguns estudiosos como “racismo estrutural” no e do Brasil.

Canto, danço, faço arte para respirar! Na próxima sexta, dia 21/8, às 20h, teremos a 4ª edição do programa Sons de Dentro. Este será o primeiro de uma série de quatro programas que faremos com o tema “Arte na pandemia e os gêneros musicais nos espaços periféricos da cidade”. Neste os artistas convidados Thiago Suliano, Veto Martins e André Evangelista apresentarão suas obras e discutirão como o racismo e as desigualdades interferem nas suas produções artísticas como moradores das periferias do Rio de Janeiro e Niterói. Junto com Rafael Chalhoub farei a mediação do debate com os artistas.

O programa será transmitido pelo canal do Youtube da Bacamarte Produções – Ricardo Nascimento / Pablo Pellegrino / Thiago Belle.

Compartilhe este conteúdo: