14ª Bienal de Curitiba apresenta Yanbei (China) e jovens artistas brasilienses no Espaço Cultural Renato Russo em Brasília
Até 13 de dezembro de 2019 o público poderá visitar uma das exposições da Bienal em Brasília, com obras de importante artista contemporâneo chinês e de novos nomes brasilienses.
A Bienal Internacional de Arte Contemporânea de Curitiba entra em sua 14ª edição com uma homenagem aos países do grupo BRICS – Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul – trazendo ao público trabalhos de artistas originários destes países com grande destaque na programação geral. Ampliando suas sedes para além de Curitiba, a Bienal apresenta no Espaço Cultural Renato Russo, em Brasília, duas exposições inéditas que inauguram simultaneamente no espaço nesta quarta-feira, 16 de outubro, a partir das 19h, com entrada gratuita.
A mostra “Yanbei: Uma Arte Agrilhoada” traz ao público trabalhos do artista contemporâneo chinês Yanbei, que atualmente reside em Portugal. Yanbei tem como linguagem artística principal a pintura, em especial a aquarela sobre papel. Com grande fluidez, cores e formas sem limites definidos geram uma percepção onírica que remetem à ambientes de tonalidades fantásticas. A facilidade com que constrói sobreposições cromáticas é uma das marcas de seu trabalho. O artista representa, no Espaço Cultural Renato Russo em Brasília, o destaque da 14ª Bienal de Curitiba à China no âmbito da homenagem aos países BRICS.
Já no seguimento brasileiro, com curadoria de Mateus Lucena e Gisele Lima, a mostra “Contraforte” apresenta obras de sete jovens artistas residentes em Brasília: Thalita Caetano, Romulo Barros, Kabe Rodriguez, Gustavo Silvamaral, Guilherme Moreira, Fernanda Azou e Bia Leite. Os artistas trabalham com as linguagens da pintura, videoarte e instalação, e grande parte das obras terão um caráter site specific, criadas especialmente para esta exposição.
Sobre a Bienal
A 14ª Bienal de Curitiba acontece de 21 de setembro de 2019 até 01 de março de 2020. Nesta edição conta com o tema “Fronteiras em Aberto”, assinado pelos curadores Adolfo Montejo Navas e Tereza de Arruda. A programação geral terá a participação de artistas dos cinco continentes, com destaque para artistas da Rússia, Índia, China e África do Sul – países membros do bloco BRICS.
Esta edição ocupará todos os museus e centros culturais de Curitiba, e também terá sedes em outras cinco cidades do Paraná, além de Florianópolis (Santa Catarina) e Brasília (Distrito Federal). Ao longo dos meses de realização do evento, o público contará com uma agenda intensa de circuitos, palestras, intervenções urbanas, oficinas, como os já tradicionais Circuito de Galerias, Circuito de Arquitetura, Circuito de Ateliês, Circuito Universitário (CUBIC), Semana de Performances, entre outros.
Por fim, expandindo ainda mais suas fronteiras, a Bienal contará com uma programação de mostras internacionais em países da América do Sul e Europa. A programação completa pode ser conferida nas redes sociais e site da Bienal de Curitiba.
Instagram: @bienaldecuritiba
Facebook: /BienaldeCuritiba
Patrocínio: Furnas, Copel, Havan, Bergerson.
Realização: Fundação Cultural de Curitiba, Prefeitura Municipal de Curitiba,
Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura do Governo do Paraná,
Secretaria Especial da Cultura do Ministério da Cidadania do Governo Federal.
Apoio: A Pilastra Galeria
Serviço:
14ª Bienal de Curitiba apresenta: “Yanbei: Uma Arte Agrilhoada” e “Contraforte –
mostra coletiva de artistas brasilienses”
Abertura: 15 de outubro de 2019
Horário: 19h
Período expositivo: de 16 de outubro até 13 de dezembro de 2019
Endereço: Rua Crs 508 s/n, Brasília – DF
Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 10h às 20h
Entrada gratuita.